sábado, 21 de março de 2009

O QUE APRENDI COM O CÂNCER


TUDO QUE DEUS NOS MANDA, SENDO COISAS BOAS OU RUINS SERVEM PARA NOSSO CRESCIMENTO ESPIRITUAL. RECONHEÇO QUE AINDA TENHO MUITO QUE APRENDER .
COM MAIS ESSA PROVAÇÃO QUE GANHEI DE DEUS, ( PQ FORAM MUITAS) SEI QUE ESTOU SENDO APROVADA POR ELE, POIS ENCAREI A DOENÇA DE CABEÇA ERGUIDA, COM FÉ, COM ESPERANÇA, SEM PRECONCEITOS.
AQUI ESCREVI ALGUMAS COISAS QUE APRENDI NESSA MINHA TRAJETÓRIA, QUERIA QUE AS PESSOAS REFLETISSEM UM POUCO SOBRE ELAS INDEPENDENTE DE TEREM ALGUMA DOENÇA OU NÃO. POIS ISSO SÓ ME FEZ BEM, ASSIM ESTOU SENDO MUITO MAIS FELIZ.
UMA FRASE QUE FOI DITA POR CLODOVIL E QUE EU ACHEI ESPETACULAR:
"DAQUI SÓ LEVAMOS NOSSO CARÁTER E NOSSA ALMA".
Aprendi que o destino nos prega peça que não podemos nem imaginar...
Aprendi que em questões de segundo sua vida vira de cabeça pra baixo ...
Aprendi que sou forte o suficiente para aguentar o q vier...
Aprendi a viver mais o presente e a não me preocupar tanto com o futuro...
Aprendi que tenho muitas colegas, muitos vizinhos, mas amigos quase nenhum...
Aprendi que nem todos que se diziam amigos, e que gostavam tanto de mim, na hora mais difícil, se afastaram...
Aprendi que somos sempre lembradas no tempo da bonança...
Aprendi que pessoas, de quem jamais imaginei, sempre estiveram ao meu lado...
Aprendi que sempre devemos ter uma palavra amiga para quem está precisando ...senti falta disso ...
Aprendi que problemas pequenos, insignificantes, mesquinhos, não merecem minha preocupação...
Aprendi que a vida é passageira e que devo aproveitar cada minuto dela ao lado das pessoas que realmente me amam...
Aprendi a conviver com pessoas HIPÓCRITAS, EGOÍSTAS, MENTIROSAS, ARROGANTES, PREPOTENTES, e apenas sentir pena delas...
Aprendi a deixá-las aprenderem com a vida...
Aprendi que sou humana, capaz de adoecer e sofrer como qualquer outra pessoa... que bom se todos aprendessem isso também...
Aprendi que uma pessoa com câncer tem a mesma chance de vida que uma que não tem...
Aprendi a ser mais tolerante.. a ter mais paciência ...
Aprendi que a maior riqueza não é dinheiro, status, bens materias e sim a saúde... Que pena que ainda tem gente que dá tanto valor a essas coisas...
Aprendi a não esperar nada das pessoas , assim evito de ter decepções ...
Aprendi que não devemos julgar as pessoas pelas aparências, nem pelo que falam delas, antes de conhecê-las melhor...
Aprendi que nem Jesus Cristo agradou a todos...seria muita ousadia pensar diferente comigo ...
Aprendi que pessoas falsas que falam e olham a vida de todos com certeza falam e olham a minha também kkkkk...
Aprendi que devo viver minha vida sem me importar o que falam e dizem dela ...
Aprendi que nosso maior psicólogo é a família...
Aprendi que a cruz que Deus me mandou foi muito pesada...
Aprendi que Ele me mandou essa cruz porque sabia que eu tinha ombros fortes...
Aprendi que Deus nunca nos abandona, mesmo nas maiores tempestades Ele está junto de nós, nos dando força , coragem e fé para carregarmos a nossa cruz..
Aprendi que existe um Deus de Amor acima de todos nós...
Aprendi que ainda tenho muito o que aprender...

quarta-feira, 18 de março de 2009

MANUAL DA QUIMIOTERAPIA

Este manual foi elaborado com objetivo de ajudar pacientes, familiares e amigos a entenderem melhor o tratamento quimioterápico e lidarem com efeitos colaterais, caso ocorram. Tentamos esclarecer algumas das perguntas comumente feitas pelos pacientes, ajudando-os assim, a entenderem melhor sua doença e seu tratamento, tornando-os participativos na terapia proposta. Este material certamente não resolverá todas as dúvidas referentes a quimioterapia, por isso, sempre que existir dúvidas, fale com o seu médico ou procure a Central de Quimioterapia do Hospital .
O que é CÂNCER?Em condições normais, as células do corpo humano se dividem organizadamente, isto é, há um controle que determina a divisão harmoniosa das células. No câncer, esse processo escapa ao controle e as células multiplicam-se desordenadamente, formando um tumor. Quando essas células alcançam outras partes do corpo, através da corrente sanguínea, do sistema linfático ou por extensão do tumor pra outras regiões, dão origem a novos tumores que são chamados de metástase.Existem ainda as neoplasias sistêmicas, ou seja, que se disseminam através do sangue, como as leucemias e os linfomas.
O que é Quimioterapia?

Quimioterapia é o tratamento que utiliza medicamentos com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes. Pode ser associada a outros tipos de tratamento, como cirurgia e radioterapia.
Iniciando o tratamento uma consulta será marcada pelo seu médico para iniciar o tratamento, ele necessitará do exame de sangue para avaliar e programar a quimioterapia.O seu tratamento será administrado por enfermeiros e técnicos de enfermagem especializados. Ele pode ser feito no Centro de Quimioterapia ou no Setor de Internação do Hospital. Quando a quimioterapia é feita ambulatorialmente, você poderá voltar para casa no mesmo dia.

Como age a quimioterapia?

Os medicamentos anti-tumores agem destruindo as células doentes, inibindo a sua manifestação. O seu mecanismo de ação direciona-se principalmente para células de multiplicação rápida do nosso organismo. Desta ação resultam os principais efeitos colaterais da quimioterapia como anemia (diminuição dos glóbulos vermelhos do sangue), leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos do sangue), a mucositose (aftas) e a alopecia (queda dos cabelos). Esses efeitos colaterais são reversíveis em sua maioria, pois as células normais voltam a se multiplicar e desempenhar suas funções habituais após o término da quimioterapia.
Como a Quimioterapia é administrada?

A quimioterapia pode ser administrada por via intravenosa (veia), intra-arterial (artéria), intra-vesical (nos tumores de bexiga), intratecal (espaço raquidiano na coluna vertebral), intramuscular (músculos), oral e subcutânea.A via de administração pode variar de acordo com a medicação e com o tipo de doença.
O tempo de tratamentoÉ variável, pois vai depender do tipo de tumor, do estado geral do paciente, e da proposta de tratamento ou esquema terapêutico indicado pelo médico. Será explicado ao paciente e sua família todo o procedimento e o tempo previsto do tratamento antes de iniciá-lo.O paciente será avaliado periodicamente. Cada pessoa responde de maneira diferente, por isso existem regras específicas quanto a duração. Após cada ciclo de quimioterapia o paciente passa por um período de descanso que permite ao organismo recuperar-se dos efeitos colaterais.Através de exame de sangue, de imagem, entre outros, o médico vai avaliar a eficácia da quimioterapia sobre o tumor. Algumas vezes dependendo do resultado, o tratamento proposto poderá ser mudado, parcial ou completamente, onde a troca por outros medicamentos pode resultar em uma resposta mais eficaz.É importante informar ao médico se você estiver fazendo uso de qualquer outro tipo de medicamento. Caso for internado, leve os medicamentos que estiver tomando e entregue a Enfermeira Responsável do Setor.
Quais os efeitos colaterais da Quimioterapia?

O tratamento do câncer produz reações diferentes de pessoa para pessoa, de acordo com o tipo de medicamento utilizado.As principais áreas do corpo que podem ser afetadas são aquelas onde as células normais se dividem com maior rapidez, como é o caso da pele, cabelo, boca, medula óssea e o sistema digestivo. É bom lembrar que quase todos os efeitos colaterais são temporários e desaparecerão gradativamente após o término do tratamento quimioterápico. Entretanto, se os efeitos colaterais forem muito intensos, não hesite em comunicar ao médico, que certamente prescreverá medicamentos que o ajudarão a combater os sintomas. Para ajudar a diminuí-los, seguem-se algumas orientações úteis.
A pele

Alguns quimioterápicos podem causar algumas modificações na pele, tornando-as mais secas, escuras e sensíveis ao sol. Quando ficar exposto ao sol, use filtro solar com alto fator de proteção para evitar queimaduras e manchas. As unhas também poderão escurecer e seu crescimento tornar-se mais vagaroso. Qualquer reação deve ser informada ao médico.Não é aconselhável o uso de perfumes durante o tratamento.
O cabelo

Alguns medicamentos não causam queda de cabelo, outros causam perda parcial ou total, este é um dos efeitos colaterais mais comuns da quimioterapia. Em alguns casos pode haver queda de pelos dos órgãos genitais, sobrancelhas e cílios, assim como de todo o restante do corpo. Esta queda decorrente da quimioterapia é geralmente determinada pela lesão do fio e não da raiz. Podendo o couro cabeludo tornar-se mais sensível antes da queda. Portanto, penteie o cabelo vagarosamente, use produtos suaves, evite permanente e tinturas que enfraquecem mais rapidamente os fios. Mantenha os cabelos curtos, diminuindo o peso e retardando a queda.O couro cabeludo é sensível ao sol, portanto proteja-o com chapéu, lenço, peruca ou apenas filtro solar. Lembre-se que a queda do cabelo cessa após o término do tratamento, e a recuperação completa leva alguns meses com crescimento de 1,5 cm por mês em média.
Náuseas e Vômitos

As náuseas e os vômitos são efeitos associados a algum tipo de quimioterápico, que podem ter duração de horas, ou dias, porém muitos pacientes não manifestam estes sintomas e com a medicação atualmente existente, administrada previamente a quimioterapia com o objetivo de prevenir ou controlar os sintomas, o número de pessoas que apresentam é mínimo. O revestimento do sistema digestivo pode ser afetado pela mucosite, ocasionando cólicas, diarréia ou constipação.Evite frituras, alimentos gordurosos e muito temperados, alimentos muitos quentes ou muito frios.Faça pequenas refeições ao dia e mastigue bem os alimentos. Evite cozinhar quando estiver nauseado. Fracione as refeições em pequenas porções.Importante
Beba bastante líquido (de 2 a 3 litros ao dia)
Para aliviar o enjôo tome água com gotas de limão ou bebidas gasosas.
Beba água de coco.
Boca

Alguns medicamentos podem causar dor e as vezes aparecimento de feridas na boca, chamadas de mucosites. Elas aparecem cerca de 5 a 10 dias após a administração da quimioterapia. É importante informar ao médico o aparecimento da mucosite para que possa se prevenir das infecções. Muitas vezes torna-se necessário à suspensão do tratamento para que a mucosa da boca se recupere.O melhor é que se faça a prevenção, por isso, os cuidados com a boca devem ser iniciados juntamente à quimioterapia. É necessário manter uma boa higiene oral utilizando uma escova de cerdas macias para limpeza dos dentes após cada refeição. Fazer bochechos e gargarejos com bicarbonato de sódio e água (01colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água filtrada).Evitar bebidas alcoólicas, enlatados com corantes ou conservantes ácidos. Prefira alimentos de consistência pastosa ou semi líquida de sabor suave.É possível que haja alteração do paladar como, por exemplo, a perda da sensibilidade gustativa ao doce ou salgado.
A febre

Poderá ocorrer durante ou após a quimioterapia, e pode ser um sinal de infecção. Portanto se ocorrer compareça ao pronto Socorro do hospital, o mais rápido possível, para que você seja examinado e realizado exames complementares que possam identificar a causa da febre. O número de leucócitos mostra sua defesa imunológica, evidenciando a necessidade do uso de antibióticos, ou mesmo de internação hospitalar para sua maior segurança.
Recomendações Importantes
Evite contato com pessoas com algum tipo de infecção, ou local com muitas pessoas.
Mantenha uma boa higiene pessoal.
Certifique-se da qualidade dos alimentos, se estão frescos e bem cozidos.
Prefira caminhar ao ar livre.
Respeito os limites do corpo. Descanse sempre que for preciso.
Evite compromissos inadiáveis durante o tratamento e alguns dias após a quimioterapia Observações Importantes
Durante as sessões de quimioterapia fique atento ao aparecimento de vermelhidão, inchaço e dor no local da punção da veia. Se ocorrer, chame a enfermagem imediatamente.
Não venha sozinho para receber as sessões da quimioterapia. Alguns medicamentos podem deixá-lo sonolento. Caso não seja possível a permanência do acompanhante durante todo o período, pelo menos alguém deverá vir buscá-lo.

No dia da Quimioterapia faça uma refeição leve em casa (não venha em jejum).
Não marque compromissos inadiáveis neste dia.
É recomendável que beba maior quantidade de líquidos, antes, durante e após a aplicação da quimioterapia.
Descansar após as refeições.
Durma após a quimioterapia.

Conselhos Práticos
Exercícios
O paciente que está recebendo quimioterapia pode realizar qualquer exercício físico ou esporte, desde que não haja qualquer impedimento pela sua doença.
Trabalho
Não há necessidade de abandonar o trabalho para realizar o tratamento. É importante que o paciente tenha uma ocupação e mantenha as suas atividades habituais.
Relações Sexuais
A quimioterapia não afeta atividade sexual e o paciente pode manter relações sexuais normalmente.
Vacinação
Toda vacinação deve ficar suspensa durante o tratamento, salvo aquelas que seu médico não contra-indicar.
Menstruação
As mulheres que menstruam podem apresentar alterações no ciclo menstrual, na quantidade de sangramento e, inclusive, parada completa da menstruação. Após o término do tratamento, a menstruação retorna ao normal, na maioria dos casos.
Gravidez
Deve ser evitada durante o período de quimioterapia, informe-se com o seu médico o melhor método de anticoncepção a ser usado.
Remédios
Nunca tome remédios sem consultar seu médico, pois muitos medicamentos podem interferir na quimioterapia.
Para melhorar as condições das veias faça o seguinte exercício:
Amarre um elástico na parte superior do braço;
Com o braço para baixo, aperte uma bolinha de borracha durante 1 minuto, e desamarre o braço;
Repetir 2 a 3 vezes ao dia.

Sempre que houver dúvidas, procure a Central de Quimioterapia para receber orientações.
Considerações importantes
Embora a quimioterapia possa causar efeitos colaterais desagradáveis, a maioria das pessoas consegue levar uma vida relativamente normal durante o tratamento. Mesmo que os sintomas indesejáveis aconteçam.A recuperação deverá ocorrer entre um ciclo e outro e consequentemente o retorno às suas atividades normais. Mas, se estiver bem, não há razão para afastar do trabalho ou dos amigos.Programe seus passeios e visitas; se for sair à noite, descanse bastante durante o dia; se for almoçar fora tome medicação que previna náuseas antes de sair e escolha uma refeição leve.Procure não faltar às sessões de quimioterapia. É muito importante que você complete o tratamento, pois assim, terá uma maior probabilidade de melhora e cura.
ESTOU TROCENDO POR VC!

Fonte: Hospital Santa Rita

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cada pensamento,cada palavra, cada sussurro, cada porém de estar aqui agora, Me faz acreditar, que vivemos muito além do que pensamos. Cada amanhecer, cada entardecer, cada anoitecer, me faz perceber que a vida é muito mais, do que somos capazes de imaginar. Cada lágrima, cada dor, cada momento, me faz entender que por mais que fugimos, o acaso sempre nos encontra, pois algumas coisas são certas e uma delas é de que sofrer também faz parte da história de cada um. Cada vitória, cada sorriso, cada nova vida, me faz amar as melhores coisas que existem, e a superar aquelas que por mais que aparentam invencíveis, acabam por si,quando abraçamos a FÉ.
Li essa mensagem achei linda, foi com essa fé que hoje estou aqui.

domingo, 15 de março de 2009

QUIIMIOTERAPIA É ISSO ...

QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
Os agentes utilizados no tratamento do câncer afetam tanto as células normais como as neoplásicas, porém eles acarretam maior dano às células malignas do que às dos tecidos normais, devido às diferenças quantitativas entre os processos metabólicos dessas duas populações celulares.
A quimioterapia pode ser feita com a aplicação de um ou mais quimioterápicos. O uso de drogas isoladas
(monoquimioterapia) mostrou-se ineficaz em induzir respostas completas ou parciais significativas, na maioria dos tumores, sendo atualmente de uso muito restrito.
A poliquimioterapia é de eficácia comprovada e tem como objetivos atingir populações celulares em diferentes fases do ciclo celular, utilizar a ação sinérgica das drogas, diminuir o desenvolvimento de resistência às drogas e promover maior resposta por dose administrada.
A quimioterapia é classificada em:

Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores.
Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II.
Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos.
Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.

Os quimioterápicos não atuam exclusivamente sobre as células tumorais. As estruturas normais que se renovam constantemente, como a medula óssea, os pêlos e a mucosa do tubo digestivo, são também atingidas pela ação dos quimioterápicos. No entanto, como as células normais apresentam um tempo de recuperação previsível, ao contrário das células anaplásicas, é possível que a quimioterapia seja aplicada repetidamente, desde que observado o intervalo de tempo necessário para a recuperação da medula óssea e da mucosa do tubo digestivo. Por este motivo, a quimioterapia é aplicada em ciclos periódicos.
Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos quimioterápicos dependem do tempo de exposição e da concentração plasmática da droga. A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis tais como mielode-pressão, alopecia e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarréia).
Alguns exemplos de efeitos tóxicos dos quimioterápicos: Náuseas, vômotos, mal estar,adinamia, artralgias, agitação, exanternas, flebites . Lembrando que cada pessoa pode não apresentar efeitos diferenciados.
Para evitar os efeitos tóxicos intoleráveis dos quimioterápicos e que eles ponham em risco a vida dos pacientes, são obedecidos critérios para a indicação da quimioterapia. Esses critérios são variados e dependem das condições clínicas do paciente e das drogas selecionadas para o tratamento.
Quero esclarecer e tranquilizar as pessoas que ela não é um bicho tão feio como pintam, mas é essencial para a cura do Câncer.
Hoje em dia são usados medicamentos para amenizar os efeitos dos medicamentos quimioterápicos, como plasil(enjôo), decadron(antialérgico) e outros que seu médico ira recomendar, lembre-se cada caso é um caso.
Os quimeoterápicos que usei:
(ACT) Adriamicina ( alopecia ) ciclosfosfamida e taxol (dorzinha no corpo, dormência nas pontas dos dedos, coceira) lembrando sempre que isso depende de cada organismo.
Já se passaram 4 meses que terminei as quimios e já estou cabeluda kkkk , já perdi peso, e levando minha vida o mais normal possível.
Sempre carreguei comigo o tripé: FORÇA, FÉ E ESPERANÇA




quinta-feira, 5 de março de 2009

MEUS DOIS AMORES, RAZÃO DA MINHA VIDA!!

TENHO DUAS FILHAS LINDAS, COMO POSSO NAO SER FELIZ COM DOIS PRESENTES MARAVILHOSOS QUE GANHEI DE PAPAI DO CÉU.
ESSE DIA FOI MUITO ESPECIAL FOI O DIA DO CULTO DA FORMATURA DA MINHA FILHA MAIS VELHA , JESIANE.
MUITA LUTA, MUITO ESFORÇO, MUITO SACRIFÍCIO, NA MINHA DOENÇA ELA FOI MINHA ENFERMEIRA, FILHA MUITO DEDICADA , DEI MUITO TRABALHO, MAS MESMO ASSIM NÃO DEIXOU A PETECA CAIR.
E AGORA ESTÁ AÍ A MAIS NOVA CONTADORA DA UFPE.
TENHO MUITO ORGULHO DELA .
DAQUI A UNS ANOS VOU ESTÁ AQUI FALANDO DA MINHA CAÇULINHA, PORQUE SEI QUE VAI VENCER TAMBÉM. ESTÁ COMEÇANDO AGORA MINHA PIMPOLHA, 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
MODELETE QUERO VOCÊ TAMBÉM NA FEDERAL!!
AMO DEMAIS ESSAS DUAS PRINCESAS, LINDAS!!!

FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU...

FOI ASSIM QUE TUDO COMEÇOU ...
UM DIA ESTAVA TOMANDO BANHO E DE REPENTE SENTE UM CAROÇO ENORME NO MEU PEITO, QUE SUSTO. FALEI BRINCANDO PARA UM AMIGO QUE IA MORRER, MAS FALEI ISSO NA BRINCADEIRA. PENSEI QUE AQUELE CAROÇO NÃO ERA NADA SÉRIO, ERA UM NÓDULO, COISA BOBA, TANTA GENTE TEM E NÃO DÁ EM NADA...DÁI EM DIANTE COMEÇOU A CORRIDA AOS MÉDICOS. MAMOGRAFIA, ULTRASOM, E SEMPRE PEDINDO MAIS INVESTIGAÇÕES, ATÉ CHEGAR NA CORY BIOPSIA, FOI AÍ QUE CONFIRMEI: ESTAVA COM CÃNCER DE MAMA . E AGORA?ME DESESPEREI, CHOREI, BRIGUEI ATÉ COM DEUS, SEMPRE PERGUNTANDO PORQUE COMIGO, MAS DEUS TEM UM PRÓPOSITO PARA MINHA VIDA, CHEGUEI A PENSAR, MEUS DIAS ESTÃO CONTADOS (ISSO É UMA REAÇÃO NORMAL PARA TODAS QUE PASSARAM POR ISSO), NÃO SE ASSUSTEM PQ É ASSIM MESMO KKKKKKAOS POUCOS DEUS FOI ME DANDO FORÇAS, CORAGEM, PQ SABIA QUE A LUTA SERIA GRANDE.AGORA JÁ QUE ESTAVA TUDO AS CLARAS MARQUEI A CIRURGIA.O TEMPO DE ESPERA FOI HORRÍVEL, CADA VEZ QUE TOCAVA MEU PEITO E SENTIA AQUILO ENORME DOÍA MUITO PQ SABIA QUE AQUILO DENTRO DE MIM NÃO ERA MAIS APENAS UM NÓDULO COMUM, ERA UM CÂNCER .CHEGOU O DIA DA MINHA CIRURGIA, CORREU TUDO BEM, ME LIVREI DAQUILO QUE ESTAVA ME FAZENDO TÃO MAL, PASSEI 5 DIAS COM UM DRENO(HORRÍVEL KKKK) MAS O RESTO FOI TUDO MUITO BEM.NÃO TIVE DIFICULDADE DE ME ACEITAR, SEI QUE FOI A PRESENÇA CONSTANTE DE DEUS NA MINHA VIDA, O CARINHO DE MEUS FAMILIARES ISSO TUDO AJUDOU NA MINHA RECUPERAÇÃO.

A LUTA NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

A LUTA NO TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER
DEPOIS DA CIRURGIA VEM A PARTE MAIS CANSATIVA, NÃO FALO SOFRIDA, POIS AGORA SEI QUE ELA SERVE PARA NOSSA CURA.TOMEI 16 QUIMEOTERAPIAS, 25 RADIOTERAPIAS.FORAM MUITAS FURADAS COM QUIMIOS COM HEMOGRAMAS MAS AGUENTEI FIRME E FORTE, PORQUE TINHA SEMPRE UM DEUS DENTRO DE MIM.A QUIMIO QUE É TÃO TEMIDA POR TODOS É UMA COISA TÃO SIMPLES, APESAR DE NOS DEIXAR UM MAL ESTAR DANADO, ENJOOS, DORES PELO CORPO,( MAS NADA QUE NÃO DESSE PARA SUPORTAR, HOJE SE TEM REMÉDIO PARA TUDO GRAÇAS A DEUS), ELA É INSDISPENSÁVEL PARA NOSSA CURA, HOJE AGRADEÇO A DEUS POR ELA EXISTIR.QUINZE DIAS DEPOIS DA PRIMEIRA QUIMIO COMEÇARAM A CAIR MEUS CABELOS. NOSSA! E AGORA!!?? VOU FICAR SEM CABELO! O QUE VOU FAZER? ERAM ESSAS PERGUNTAS QUE FICAVAM BATENDO NA MINHA CABEÇA.QUANDO NÃO AGUENTEI MAIS A QUEDA DOS CABELOS MANDEI MINHA FILHA PASSAR A MÁQUINA ZERO, NÃO VOU DIZER QUE FOI A MELHOR COISA DA MINHA VIDA PORQUE NÃO FOI, E NOSSA VAIDADE ONDE FICA? MAS DE NOVO DEUS AGIU NA MINHA VIDA E ENCAREI A CAREQUICE NUMA BOA, USAVA LENÇOS( O QUE MAIS GOSTAVA), PERUCA(NÃO GOSTAVA) CHAPÉU , E FOI ASSIM QUE PASSEI MUITOS MESES DE MINHA VIDA.JÁ NAS ÚLTIMAS QUIMIOS CAIRAM MINHAS SOBRANCELHAS, CÍLIOS, FIQUEI INCHADA, RESUMINDO SOFRI UMA METAMORFOSE.NOSSA! COMO FIQUEI CANSADA, NÃO AGUENTAVA NADA, TUDO ME DEIXAVA SEM FÔLEGO KKKKKKKKKKKDEPOIS DAS QUIMIOS VIERAM AS RADIOS, PARA MIM FOI MAIS LEVE, MAS DEIXOU SUAS MARCAS TAMBÉM. MUITO CANSATIVO ESSE TRATAMENTO.MAS COM MUITA FÉ, VENCI TODAS AS ETAPAS , GRAÇAS A DEUS.APRENDI QUE NA VIDA NADA É ETERNO , QUE TUDO PASSA, AS COISAS BOAS E AS COISAS RUINS.E HOJE ESTOU AQUI CONTANDO UM POUCO DE MINHA ESTÓRIA DE VIDA.

E TUDO FICOU NO PASSADO...

HOJE DEPOIS DE TER PASSADO TODA TEMPESTADE É HORA DE RECEBER SÓ BÊNÇÃOS DE DEUS.A DOENÇA TIROU UMA PARTE DE MIM, MAS ME DEU EM TROCA MUITA SEBEDORIA.VEJO TANTA GENTE CHEIAS DE ORGULHO, GANÂNCIA, DANDO TANTO VALOR A BENS MATERIAS E ISSO GENTE NAO VALE NADA, DE REPENTE A VIDA PODE SER TIRADA DE NÓS E DEIXAMOS TUDO PARA TRÁS.O QUE VALE É A GENTE SER FELIZ HOJE, SEM PENSAR MUITO NO AMANHÃ.SOU MUITO GRATA A MEUS FAMILIARES QUE ME DERAM APOIO NA HORA DA NECESSIDADE, AS MINHAS FILHAS, MEU MARIDO, TODOS FORAM ESPECIAIS NA MINHA NOVA VIDA. ISSO É QUE CHAMO DE RIQUEZA.AGRADEÇO AS PESSOAS QUE FIZERAM ORAÇÕES EM MEU FAVOR.AGRADEÇO AS MINHAS AMIGAS DO PEITO VIRTUAIS. VIRTUAIS??? APESAR DE NUNCA TÊ-LAS VISTO, TOCADO, ELAS SÃO E SERÃO MINHAS AMIGAS. FOI COM ELAS QUE ATRAVÉS DESSA TELINHA ME PASSARAM FORÇAS, CORAGEM, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, ENTÃO NÃO POSSO CHAMÁ-LAS DE VIRTUAIS, ELAS SÃO REAIS SIM, DENTRO DO MEU CORAÇÃO.A VOCÊS QUE ESTÃO NESSA BATALHA, NÃO DESANIMEM NUNCA, ESSA PALAVRA NÃO PODE EXISTIR NO NOSSO VOCABULÁRIO.SE VOCÊS PERCEBEREM ALGO DIFERENTE NO SEU CORPO, PROCURE LOGO SABER O QUE ESTÁ ACONTECENDO, NÃO DEIXE PARA AMANHÃ, POIS PODE SER TARDE.TUDO QUE SE DESCOBRE CEDO É MAIS FÁCIL O TRATAMENTO E A CURA.AMIGAS NUNCA ESQUEÇAM DE FAZER SEUS EXAMES, NUNCA DIGA QUE NÃO TEM TEMPO; TRABALHO, DIVERSÃO, FILHOS, DEIXE TUDO, LEMBRE SEMPRE QUE VOCÊ ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR.NÃO ESQUEÇA DE FAZER SEU AUTO EXAME SEMPRE DEPOIS DA MESNTRUAÇÃO, E QUALQUER ALTERAÇÃO, NÃO PENSE DUAS VEZES VÁ A SEU MÉDICO, NUNCA ESCUTE A OPINIÃO SÓ DE UM, OUÇA OUTRAS OPINIÕES, POIS EXISTEM PESSOAS QUE SE PREJUDICARAM MUITO POR ERROS MÉDICOS.ESPERO QUE MEU DEPOIMENTO AJUDE A MUITAS PESSOAS, FOI ESSE MEU PROPÓSITO AQUI NO BLOG.FUI MUITO AJUDADA AQUI NA NET E QUERO COMPARTILHAR ISSO COM VOCÊS.BEIJOS PARA TODOS!

PRECONCEITO

GENTE NÃO É O MEU CASO, MAS PENSO QUE SÃO OS PRÓPRIOS DOENTES DE CÂNCER QUE FAZEM COM QUE AS PESSOAS TENHAM PRECONCEITO COM ESSA DOENÇA.VEJO AQUI PESSOAS QUE ESCONDEM A DOENÇA , SE MUDAM PARA OUTRO LUGAR, SE DISTANCIAM DE TODOS. GENTE QUERIA QUE ESSAS PESSOAS PENSASSEM E REFLETISSEM QUE ADOECER ESTÁ PRA QUALQUER UM, NINGUÉM TÁ LIVRE DISSO, ESSA DOENÇA NEM CONTAGIOSA É. ENTÃO PRA QUE TANTO PRECONCEITO.
UM CARDÍACO TBM TEM UMA DOENÇA GRAVÍSSIMA, E OUTRAS. MAS NÃO SE ESCONDEM. PQ? O CÂNCER QUANDO TRATADO TEM CURA E TEMOS NOSSA VIDA NORMAL. ENCAREI MINHA DOENÇA SEM PRECONCEITO, FIQUEI CARECA, INCHADA, FEIA, TINHA DIAS QUE CHORAVA, ME DESESPERAVA, MAS NUNCA ME FECHEI, AO CONTRÁRIO, RIA, BRINCAVA, RIA ATÉ DE MIM MESMA, TALVEZ ATÉ ISSO TENHA ME AJUDADO A TER UMA RECUPERAÇÃO RÁPIDA E COM POUCOS SINTOMAS NO MEU TRATAMENTO. E COMO É BOM OUVIR DAS PESSOAS: ESTOU ORANDO POR VC, ISSO NOS FAZ UM BEM ENORME PQ ORAÇÃO SÓ NOS AJUDA E FORTALECE, IMAGINA AS PESSOAS QUE GOSTAM DA GENTE, TODAS EM UMA CORRENTE DE ORAÇÕES PARA NÓS? FALAVA COM PESSOAS QUE PASSARAM POR ESSA EXPERIÊNCIA, ISSO ME AJUDOU BASTANTE COM CERTEZA, UM SABE O QUE O OUTRO PASSA E OUVIR COISAS BOAS DE QUEM JÁ PASSOU POR ISSO E SAIU VITORIOSA SÓ FAZ BEM. ENTÃO GENTE NÃO SOFRAM SOZINHOS, SE PRECISAREM PEÇAM AJUDA. ENTÃO QUEM TEM VERGONHA OU PRECONCEITO DE TER ESSA DOENÇA PENSE NO QUE EU ESCREVI E REFLITA OK? GARANTO QUE VAI SE SENTIR BEM MELHOR. UM DIA ESTAVA NO HOSPITAL E UMA SENHORA FALOU COMIGO SOBRE MEU CABELO, PQ NÃO TINHA CORAGEM DE SAIR ASSIM COMO EU (OLHEM MINHA FOTO RECENTE ERA ASSIM QUE ESTAVA NO MOMENTO) E QUE O CABELO DELA AINDA ESTAVA MAIOR. DAÍ ELA FALOU QUE TEVE ESSA DOENÇA E NINGUÉM NA CIDADE DELA SABIA, NEM ONDE ELA TRABALHAVA, SABE O QUE SENTI POR ELA? PENA.POIS COM CERTEZA, TODOS SABIAM E COM CERTEZA ELA ERA ALVO DE CRÍTICAS E FOFOCAS , ISSO COMIGO NÃO ACONTECEU PORQUE NÃO DEI CHANCES, ENCAREI TUDO NA MINHA CIDADE, NO MEU TRABALHO NO LOCAL ONDE MORO. ENTÃO VAMOS DEIXAR O PRECONCEITO DE LADO E AJUDAR NOSSO IRMÃO QUE ESTÁ PRECISANDO AGORA, COM UMA PALAVRA DE CONFORTO, DE FORÇA , CORAGEM E TODOS NÓS TEMOS ISSO PRA DAR.

domingo, 1 de março de 2009

SEGURA NA MÃO DE DEUS E VAI ...

ESTA CARTA RECEBI DE UMA PESSOA DE QUEM NEM ESPERAVA, E QUE MOSTROU POR MIM UM GRANDE CARINHO NA HORA EM QUE MAIS PRECISEI DE UMA PALAVRA DE CONFORTO E DE ESPERANÇA. ESSA SÃO PESSOAS AMIGAS QUE PODEMOS CONTAR A QUALQUER MOMENTO. ACHEI TÃO LINDA QUE POSTEI AQUI PARA QUE OUTRAS PESSOAS TBM SE SINTAM ENCORAJADAS COM ESSAS PALAVRAS.
Nem tudo se perde, ou, está perdido. A vida nos prega peças que achamos absurdo demais para ser verdade, mas esquecemos que todas as dificuldades que enfrentamos são provações de Deus. É o nosso Pai Celestial que nos põe a prova para saber se somos fortes o suficiente para carregar o pesado fardo que Ele próprio preparou para nós. Eu mesma já enfrentei o mesmo que você está enfrentando agora. Há dois anos como por acaso, descobri que tinha um câncer no aparelho urinário. Vinte e oito dias depois fia a cirurgia e a biopsia confirmou que realmente o tumor era maligno, mas não desanimei. fui a luta. Já se passaram dois anos que Deus me curou. assim será com você também Acredite! Não perca a esperança. Acredite em Deus que em breve você estará livre disso e será muito feliz junto a sua família. Não esqueça que nos obstáculos você cresce interiormente. Na luta, as almas fortes se forjam. No rescaldo do esforço superamos nossas fragilidades e insignificâncias. Optando, arregaçando as mangas, reconstruindo nossas vidas, lapidamos nossa personalidade e fazemos nossa estória de vida. Seria monótono demais passarmos pela vida em brancas nuvens, vibrando com a vitória e desconhecendo o sabor da derrota, do ganho, da perda, das conquistas e das montanhas escaladas palmo a palmo. Na hora da dor e da tristeza o lema é sempre o mesmo: com fé em Cristo vencerei!! Só a força desse nobre aliado nos ajuda a continuar caminhando e lutando pelas nossas vidas, na certeza de que vale a pena viver. Vale a pena sorrir, rolar na grama, chutar uma lata velha, ajudar a um amigo, perdoar um inimigo, pisar na areia, sentir o cheiro da terra e muito mais ...SÓ VALE A PENA ! Tenho certeza que vamos virar essa página de nossas vidas muito em breve. Fique com Deus!

ESTRANHA AMIZADE ...

ESSA CARTA FIZ EM AGRADECIMENTO A TÃO TEMIDA QUIMIOTERAPIA.
E PARA QUE AS PESSOAS QUE AINDA VÃO PASSAR POR ELA NÃO A TEMAM TANTO, ELA NÃO É TÃO MÁ QUANTO FALAM, IMAGINEM SE ELA NÃO EXISTISSE O QUE SERIA DE NÓS?!

Tinha tanto medo de te conhecer. Sempre que falavam de ti era pra dizer coisas horríveis, falavam que eras tudo de ruim.
Tinha pavor de saber que um dia poderia te conhecer.
Mas como a vida trás surpresas, fomos obrigadas a sermos apresentadas.
Nossa! Como foi difícil aceitar a idéia que iria conviver contigo. Perdi o sono. Fiquei nervosa. Chorei demais. Só de pensar que essa convivência seria inevitável.
Lembro-me que no primeiro dia que fomos apresentadas tremi nas bases, pensei mil coisas, rezava, pedia a Deus pra não seres tão má comigo.
Passados sete meses convivendo contigo, vi que não eras aquilo que me fizeram acreditar, hoje passastes a fazer parte da minha estória de vida
Sei que me maltrataste, me transformaste, me deixaste sem cabelos, sem cílios, sem sobrancelhas, gorda, sem imunidades, enfim tudo de ruim.
Ah! Como me deixaste feia! Quantas furadas levei!!
Não queria te ver, mas só o fato de não poder te encontrar na data marcada já ficava em pânico, que coisa maluca! Queria você de todo jeito. Como era estranho esse sentimento dentro de mim.
Hoje, minha amiga, é dia de dizer adeus. Despeço-me de ti, não vou dizer que vou sentir saudades tua, seria hipócrita demais, espero não precisar nunca mais de ti, mas te agradeço por tudo.
Entendi que enquanto me maltratavas estavas dando minha cura, mas uma chance de viver.
Não vamos nos despedir com lágrimas, mas com sorrisos de alegria de vitória e de missão cumprida, colocando na balança, sei que o saldo foi positivo.
Quero que continues fazendo amizades com quem precisa da tua ajuda, embora eu não deseje nem ao meu pior inimigo que venha a experimentar-te. Que a tua atuação possa ajudar a curar milhares de outras pessoas e que todos entendam e gostem de ti assim como eu aprendi a gostar. Tenho certeza que terão o mesmo sentimento que tenho por ti hoje: gratidão!
Saibas que já esqueci tudo de ruim que fizestes comigo, e só me resta dizer que foste para mim uma amiga inesquecível!
Adeus minha amiga QUIMIOTERAPIA, e muitíssimo obrigada por tudo.
CRISTIANE