domingo, 15 de março de 2009

QUIIMIOTERAPIA É ISSO ...

QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
Os agentes utilizados no tratamento do câncer afetam tanto as células normais como as neoplásicas, porém eles acarretam maior dano às células malignas do que às dos tecidos normais, devido às diferenças quantitativas entre os processos metabólicos dessas duas populações celulares.
A quimioterapia pode ser feita com a aplicação de um ou mais quimioterápicos. O uso de drogas isoladas
(monoquimioterapia) mostrou-se ineficaz em induzir respostas completas ou parciais significativas, na maioria dos tumores, sendo atualmente de uso muito restrito.
A poliquimioterapia é de eficácia comprovada e tem como objetivos atingir populações celulares em diferentes fases do ciclo celular, utilizar a ação sinérgica das drogas, diminuir o desenvolvimento de resistência às drogas e promover maior resposta por dose administrada.
A quimioterapia é classificada em:

Curativa - quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor, como nos casos de doença de Hodgkin, leucemias agudas, carcinomas de testículo, coriocarcinoma gestacional e outros tumores.
Adjuvante - quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância. Exemplo: quimioterapia adjuvante aplicada em caso de câncer de mama operado em estádio II.
Neoadjuvante ou prévia - quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ou radioterapia. Exemplo: quimioterapia pré-operatória aplicada em caso de sarcomas de partes moles e ósseos.
Paliativa - não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente. É o caso da quimioterapia indicada para carcinoma indiferenciado de células pequenas do pulmão.

Os quimioterápicos não atuam exclusivamente sobre as células tumorais. As estruturas normais que se renovam constantemente, como a medula óssea, os pêlos e a mucosa do tubo digestivo, são também atingidas pela ação dos quimioterápicos. No entanto, como as células normais apresentam um tempo de recuperação previsível, ao contrário das células anaplásicas, é possível que a quimioterapia seja aplicada repetidamente, desde que observado o intervalo de tempo necessário para a recuperação da medula óssea e da mucosa do tubo digestivo. Por este motivo, a quimioterapia é aplicada em ciclos periódicos.
Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos quimioterápicos dependem do tempo de exposição e da concentração plasmática da droga. A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis tais como mielode-pressão, alopecia e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarréia).
Alguns exemplos de efeitos tóxicos dos quimioterápicos: Náuseas, vômotos, mal estar,adinamia, artralgias, agitação, exanternas, flebites . Lembrando que cada pessoa pode não apresentar efeitos diferenciados.
Para evitar os efeitos tóxicos intoleráveis dos quimioterápicos e que eles ponham em risco a vida dos pacientes, são obedecidos critérios para a indicação da quimioterapia. Esses critérios são variados e dependem das condições clínicas do paciente e das drogas selecionadas para o tratamento.
Quero esclarecer e tranquilizar as pessoas que ela não é um bicho tão feio como pintam, mas é essencial para a cura do Câncer.
Hoje em dia são usados medicamentos para amenizar os efeitos dos medicamentos quimioterápicos, como plasil(enjôo), decadron(antialérgico) e outros que seu médico ira recomendar, lembre-se cada caso é um caso.
Os quimeoterápicos que usei:
(ACT) Adriamicina ( alopecia ) ciclosfosfamida e taxol (dorzinha no corpo, dormência nas pontas dos dedos, coceira) lembrando sempre que isso depende de cada organismo.
Já se passaram 4 meses que terminei as quimios e já estou cabeluda kkkk , já perdi peso, e levando minha vida o mais normal possível.
Sempre carreguei comigo o tripé: FORÇA, FÉ E ESPERANÇA




3 comentários:

  1. Oi Cristiane é essencial o seu tripé. Eu sempre carrego esse pasciência+disciplina+determinação.Bjus!!!

    ResponderExcluir
  2. Quimio é um tratamento complicado e penoso, nós sabemos...nós, é o rémedio, é a cura!!!
    Sempre pensei nisto nos momentos mais complicados....!

    ResponderExcluir
  3. O tratamento em si não é dificil e sim os efeitos colaterais que ele gera.Mas a gente vai levando, fortes e aguardando o fim dos ciclos.Além do mais sua visão de mundo será outra a partir de agora.Você sai disso tudo mais viva!

    Continue levando consigo essa força.
    beijos!

    ResponderExcluir