segunda-feira, 1 de junho de 2009

Qual a importância da expressão de HER2 no câncer de mama


GENTE LI ESSE TEXTO NA NET E LEMBREI DE ALGUMAS AMIGAS QUE SENTEM DIFICULDADE PARA ENTENDER O QUE É HER2, AGORA ESPERO QUE FIQUE BEM MAIS CLARO PARA VOCÊS O QUE É O HER, O HERCEPTIN.


O gene HER2 favorece a divisão e proliferação celular. Em até 25% dos cânceres de mama o gene HER2 sofreu amplificação, o que faz que ele seja capaz de estimular maior divisão e a proliferação celulares. Em conseqüência, os tumores HER2+ demonstraram crescimento mais acelerado, maior capacidade de metástases e menor relação entre os fatores prognósticos tradicionais e o tempo de sobrevida.
O gene HER2, também conhecido como HER2/neu ou ERBB2, está no braço longo do cromossomo 17 (17q11.2-q12). Seu produto de expressão é uma proteína de membrana celular com atividade de tirosina-quinase. A ativação dessa proteína de membrana é o mecanismo pelo qual a divisão e a proliferação são estimuladas. Na célula normal, existe uma cópia do gene por cromossomo. Na célula neoplásica ocorre a amplificação, ou a existência de mais de uma cópia do gene por cromossomo. No câncer de mama, a amplificação é de duas a vinte vezes, e a atividade aumentada produz uma quantidade até cem vezes maior da proteína transmembrana que estimula a duplicação.

Microscopia tumores de mama corados pela técnica de imuno-histoquímica para pesquisa de HER2. A: escore 0, não há coloração da membrana. B: escore +2, coloração circuferencial da membrana em mais de 10% das células, porém fina. C: escore +1, coloração fraca e parcial da membrana de mais de 10% das células. D: escore +3, coloração circunferencial da membrana, grossa e retrátil, em mais de 10% das células. Os casos A e C são considerados negativos, o caso D é positivo. No caso B, é necessário o emprego da hibridização in situ (FISH) para o diagnóstico.

O trastuzumab é um anticorpo monoclonal humanizado que foi projetado para bloquear a ação da proteína de membrana produzida pelo HER2. Os primeiros estudos com a droga foram feitos em pacientes com câncer de mama HER2+ metastático que já tinham recebido quimioterapia convencional. A adição do trastuzumab à quimioterapia para o câncer metastático aumentou a taxa de resposta, a sobrevida geral, o tempo para progressão de doença e a qualidade de vida. Em 1998, ele foi aprovado pelo FDA como droga de primeira linha em associações de drogas para o câncer de mama metastático.
O sucesso da droga em pacientes metastáticas proporcionou que ela fosse testada em pacientes com câncer de mama HER2+ em fase mais precoce, após o tratamento cirúrgico e em combinação com outros quimioterápicos. Nos ensaios clínico NSABP B-31 e NCCTG N9831 a adição de trastuzumab à quimioterapia adjuvante (pós-operatória) aumentou a sobrevida livre de doença em 52%. Outros estudos seguiram-se demonstrando vantagens do uso do trastuzumab em pacientes com câncer de mama, e a droga faz parte dos esquemas quimioterápicos atuais em pacientes com câncer HER2+.

Cássio Borges




7 comentários:

  1. Oi Cris, gosto do seu blog pq ele é informativo. bjobjo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cris!

    Recebi tua cartinha... Fiquei toda EMO... Obrigada!

    Vim aqui te dizer que você e seu blog ganharam um prêmio, veja:

    http://encontrandodrhodgkin.blogspot.com/2009/08/blog-dourado.html

    Beijos,

    Carin

    ResponderExcluir
  3. Querida, boa tarde. Acabo de tomar contato com seu Blog. Mui grato pelas experiências reveladoras. Do lado de cá, desde o ano passado, tb enfrento um câncer. Mamãe também tem sido uma lutadora incansável! Acabo de adicionar seu Blog ao meu :)
    www.virgemcancer.wordpress.com


    Abraços,

    Ricardo Menacker

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Querida cristina eu me chamo Teresinha,estou lutando contra o câncer desde 2008.Eu entrei na justiça para conseguir a medicação trastuzumab por ser muito cara não tenho condições de compra-la,estou com fé que vou conseguir,eu nunca perdi as esperança eu sei que vou sair dessa.fico feliz por vc estar bem,seu blog é muito bom.Fica com Deus.Bjsss!!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz e mais motivada quando vejo que existem mulheres que conseguem passar por cima e driblar as tribulações da vida. Eu também estou na batalha, querida Cristina e fico feliz por você ou por cada uma de nós que consegue dar uma passo, ou mais rumo ao progresso espiritual e emocional. Fico honestamente feliz por cada irmã que consegue galgar rumo adiante...É verdade que não podemos perder a Fé no grande PAI que rege este planeta. SENHOR de infinita bondade e sabedoria!! Então vamos que vamos...

    ResponderExcluir