sábado, 19 de setembro de 2009

Vida Real X Vida Virtual

Falando esse assunto, sempre lembro da minha infância, lembro meu pai, naquele rádio amador conversando com amigos distantes, pessoas diferentes, culturas diferentes mas que tinham o mesmo objetivo ser amigos , ajudar, servir ...
Lembro que naquela época telefone era luxo, quantas notícias meu pai tinha que dá as famílias, aos policiais sobre fatos desagradáveis que aconteciam fora, mas que logo meu pai era comunicado ali naquele rádio um amigo ia se comunicando com outro até chegar o destino certo.
Como era emocionante quando iam se conhecer pessoalmente, minha mãe fazia as regalias da casa, nós crianças eram seus cristais.
Como irei esquecer aquela voz falando PY7BUM ( hoje chamamos Nick) era esse o nome do meu pai para os seus amigos radio amadores. São coisas que antes não entendia e que hoje está fazendo parte da minha vida.
Aprendi muito cedo o mundo virtual, um mundo de imaginações, de amores, do invisível, mas que fica tão visível e sentido nos nossos corações.
Hoje muitos anos depois sempre penso, o que meu pai iria achar de uma máquina que além da voz, podemos ver a imagem, figuras, conhecer-se sem precisar de toques nem abraços? Como eu queria que ele usufruísse de tudo isso.
Hoje vivo aqui como ele, sentada em frente a um computador, fazendo as mesmas coisas que ele, ora conversando, ora ajudando a quem precise de mim, muitas vezes sendo ajudada por muitas pessoas e a estória se repete.
Aprendi desde cedo que o mundo virtual é maravilhoso, mas também muito perigoso, conversamos, rimos, choramos vivemos emoções que muitas vezes não são verdadeiras, são pessoas que gostamos, mas estão do outro lado, longe, muitas vezes irreal.
Aprendi que devemos separar nossa vida real da vida virtual, se não fizermos isto começarão os conflitos, as desconfianças, as incertezas, mil coisas se passam na cabeça daqueles que convivemos, porque não sabem o que é o mundo virtual.
Escrevo isto por experiências, relatos de pessoas conhecidas que tiveram suas vidas destruídas por confiarem demais num ser virtual, e esqueceram as pessoas reais que existem em suas vidas.
Claro que quando alguém fica deslumbrado por este mundo, algo está acontecendo em sua vida, mulheres que sentem solidão são as que mais se agarram a esse mundo, é uma forma de fuga, de preenchimento de algo que está vazio.
Nada diferente dos homens que também se apegam nesse mundo também por falta de algo.
Como é bom ter amigos virtuais, eu tenho vários, amigos até que me deram mais atenção, carinho, do que os que estão aqui presentes comigo. Quando falo neles lembro de Márcia (carioca) nos conhecemos através de um simples rivotril , mas que teve por mim a maior consideração. Nossa! Quando fiz minha cirurgia ligava pra mim todos os dias, coisas que muitas das reais não fizeram, lembro de Lucélia que mandava de SP pílulas de Frei Galvão ( vai mandar mais kkk ) e Beth? Sempre com seus recadinhos e amando meu chapeuzinho amarelo (foi assim que nos conhecemos) e tantos outros. È temos amigos virtuais, muitas vezes melhor que os reais.
Mas apesar disso tudo não devemos esquecer que temos pessoas ao nosso redor que precisam de nós, que nos ama de verdade e que talvez sofra nossa ausência, não ausência de corpo, mas ausência de alma.
Com minha experiência, amigos virtuais alguns são inconstantes, hoje podem nos querer bem mas de repente se tudo mudar muitas vezes por uma simples palavra nos deleta nos exclui , é muito fácil acabar uma amizade virtual. E daí já se foi um amigo virtual.
Acho que devemos saber dividir nosso tempo para os virtuais e para os reais.
Tenho marido, filhas, trabalho, amigos virtuais, poucos reais, mas divido tudo isso, tenho hora para cada um deles.
Gosto de cada um de maneira diferente, amo minhas filhas, amo meu marido, amo minha família, gosto um montão de alguns amigos virtuais, gosto um tantão dos amigos reais.
Penso que as pessoas que estão entrando no mundo virtual devam ter cuidado em não se deslumbrar com ele, às vezes nos damos tanto e acabamos nos decepcionando e daí perguntamos: valeu a pena?
Lembrem-se nossa vida é real, nossos filhos são reais, nossos maridos (esposas) são reais.
Aprendi muito disso com meu pai, que pesar de viver tanto no mundo virtual, nunca deixou que nada nem ninguém abalassem nossa vida real.
Vamos pensar nisso um pouquinho? Amigos de verdade a gente não exclui, não deleta, amigos de verdade a gente conserva na adversidade, amigos de verdade não tem diferença de cor, raça ou classe social, amigo de verdade é como vinho, quanto mais velho melhor.
È assim que tenho minhas amizades.
Amo esse mundo virtual, leio coisas que me engrandecem, converso, dou risadas, sinto quando pessoas queridas estão tristes, mas nunca esqueço que Eu e os Meus são reais , que fazem parte verdadeiramente da minha vida.












2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!, muito lindo =]
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Cristiane, Parabens pelo seu blog!
    Sabe, entrei nele por acaso e li este post seu e gostei muito.
    é uma realidade presente e ''virtual'' dos dois lados que interagimos e te confesso que ao ler o que li, me senti dentro da leitura e me vi em ambas as partes da crítica construtiva: a que me diz que faço de modo errado a convivência virtual e também a crítica positiva: que devo ao saber, já ter consciência, me posicionar para entender e saber dividir o que é virtual e o que é real.

    Sei que já houve problemas virtuais entre nós e desde já me desculpo contigo e te digo que por esta sua postagem aqui, já te admiro como blogueira, pessoa real e virtual também.

    Fica com Deus

    Leila

    ResponderExcluir