sábado, 3 de outubro de 2009

OUTUBRO ROSA!


Durante todo mês de outubro,será mobilizado as mulheres para que busquem a prevenção ao câncer de mama e colo de útero. Outubro foi escolhido como o mês mundial de conscientização sobre a prevenção, conhecido internacionalmente como "Outubro Rosa". O movimento visa divulgar e fortalecer a importância do diagnóstico precoce da doença. Lembrem-se que o câncer, quando detectados precocemente, pode ter até 100% de chances de cura. Tanto o câncer de mama como o de colo de útero atingem principalmente a população feminina acima dos 40 anos. O exame deve ser feito anualmente por todas as mulheres após a primeira relação sexual.
Em três anos, triplicou o número de mulheres que ainda nem completaram 40 anos, mas já foram vítimas do câncer de mama. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e mostram que, em 2003, a incidência desse tipo de tumor nas mais jovens era de 5,6%.
De raridade, os casos passaram a ser recorrentes e, no ano passado, esse grupo passou a representar 16,8% das ocorrências da doença. A incidência aumentada rapidamente após essa faixa etária. Quando detectado no início, o índice de sucesso no tratamento chega a 90%. Ainda não há um mapeamento conclusivo sobre as causas do aumento de câncer de mama nas mais jovens. No entanto, os especialistas acreditam que o crescimento explosivo estaria relacionado à mudança de hábitos do sexo feminino.
Os sintomas são nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor. Também podem ocorrer alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto semelhante à casca de uma laranja, e nódulos nas axilas. O exame clínico e a mamografia são as formas mais eficazes para detectar o problema, assim como o auto-exame. O Brasil registra o câncer de mama como a principal causa de morte entre a população feminina. Os dados epidemiológicos que estão disponíveis atualmente permitem considerar o câncer de mama como um problema de saúde pública no Brasil.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, escolhido como símbolo da luta mundial contra a doença, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
Ano a ano, as ações de conscientização e prevenção que integram o Outubro Rosa vêm ganhando adeptos em todo o planeta. Além das corridas pela cura, pontos turísticos são iluminados na cor rosa, em homenagem às mulheres que sofreram ou sofrem com a doença.
No Brasil, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma ação integrante da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", conduzida pelo Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).A participação da sociedade é fundamental, para esclarecer que mesmo sendo esse tipo de câncer posicionado em primeiro lugar na maioria dos países como causa de alta mortalidade entre as mulheres, pode ser curado se detectado a tempo. Vamos chamar a atenção das mulheres sobre a importância da realização anual de exames preventivos.
As mulheres de forma efetiva devem participar desta campanha de esclarecimento, principalmente sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de Mama. Quem teve câncer ou qualquer tipo de doença grave sabe que não é somente a mulher que sofre, sofre junto toda a família.
Portanto, vamos todos participar desta campanha?

Um comentário:

  1. Este é o tipo de atitude que "cobro" das pessoas nas tais festas de fim de ano. O comercio faz com que "todos" passem a amar o próximo. Inimigo de ontem e de amanhã (de hoje mesmo) desejam feliz natal e próspero ano novo pensando: desde que eu, o inimigo, não possa lhe afundar de vez. Natal é paz é amor. Mas se o for o ano todo. Não deseje Feliz Ano Novo no atacado! O faça no varejo, no dia-a-dia. Como Cris.

    ResponderExcluir