sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

RECONSTRUÇÃO DA MAMA


Não poderia deixar de postar algo tão maravilhoso que aconteceu em minha vida!
Em 2008 fui pega de surpresa com um Ca de mama, na qual tive que fazer a mastectomia da mama esquerda.
Pra quem nunca passou por isso não sabe a dor e sofrimento que passamos tanto físico quanto emocional. Ela mexe com tudo, com nossa vaidade, nossa sexualidade, com nossa auto-estima.
Como foi difícil me olhar no espelho, como foi difícil me relacionar com meu companheiro pois antes era tão linda e perfeita, como foi difícil encarar o olhar das pessoas indiscretas que logo ao me verem direcionavam seus olhares pra minha mama, minha cabeça, ao invés de olharem meu rosto, sem falar nas caras de piedades que fazem.
Mas nunca baixei a cabeça, nunca deixei de passear, de tomar banho de mar e outras coisas, por causa disso. Continuei sendo a mesma pessoa risonha, brincalhona ...
Logo no primeiro impacto pensei: vou morrer depois as coisas vão se encaixando, Deus foi agindo dentro de mim, me dando forças, pra lutar.
Como poderia deixar de lutar? Tenho duas filhas lindas que me amam e precisavam de mim! E isso foi o essencial para me fortalecer mais e mais.
Fiz a cirurgia no dia 13 de março de 2008, logo após as quimioterapias (8 ciclos), radioterapias (25 sessões) .
Como sofri... Como me transformei... E minha auto- estima onde foi parar? Até hoje não sei, só sei que mesmo com tudo isso consegui vencer essa etapa.
Ontem armando minha árvore de Natal, senti algo estranho dentro de mim, uma mistura de alegria e tristeza, (alegria por está renovada, tristeza por lembrar de todo sofrimento), então coloquei um CD com músicas natalinas em ritmo de samba e comecei a sambar, falava para minha família que a um ano atrás estava sem meus cabelos e agora estou com eles balançando kkkkkk a cara de felicidade de todos não preciso expressar ? Pois eles participaram de tudo comigo, e sabe o que isso significava pra mim e pra eles também que sofreram junto de mim, mesmo mentindo algumas vezes falando que eu estava linda kkkkkkkk hoje sei que mentiram kkkkkkkk, mas agradeço pela força de me fazerem acreditar que estava linda mesmo.Talvez esse foi o segredo de tudo kkk
Hoje estou aqui pra dizer que graças a Deus tudo passou, sempre cantava uma música que falava, “DEUS TRARÁ DE VOLTA TUDO PRA VOCÊ” e ele trouxe.
Já cortei os cabelos duas vezes, já tenho sobrancelhas, cílios, meu peso normal e o que mais queria minha mama de volta.
No dia 09 de outubro de 2009 fiz minha reconstrução, ainda não está totalmente pronta é um processo meio demorado, feito por etapas, mas só em poder olhar no espelho e já vê uma mama no lugar onde não tinha nada, apenas uma cicatriz já me deixou muito feliz. Ainda faltam algumas coisas, fazer a simetria da outra que será lá para o mês de março, e alguns retoques na refeita, mas já sou outra pessoa. Como já me sinto bem e FELIZ!
Escrevo isso para minhas amigas que passaram ou estão passando por isso que não desanimem nunca, pra tudo Deus dá um jeito e que tudo é uma fase, ruim eu sei, mas quem não tem fases ruins não é?
Ouvi de muita gente palavras: “Pra que você vai mexer no que estar quieto” “Faz não mulher, Deus já te curou pra que mexer?” “Se eu fosse você não faria”! Mas fiz igual aquela estória dos sapos que tinham que sair de um buraco, todos caíram só um conseguiu chegar ao topo porque era surdo.
Foi comprovado cientificamente que mulheres mastectomizadas que fazem sua reconstrução aumentam sua sobrevida, por isso virou lei, os planos de saúde, SUS, são obrigados a fazerem a reconstrução da mama retirada e se precisar a simetria da outra.
Então quando vocês ouvirem o que ouvi, certamente ouvirão, faça o que seu coração mandar, Deus deu a inteligência ao homem pra essas coisas mesmo, pra fazer o bem, embora alguns a usem para o mal, mas tem suas exceções kkk
Façam a reconstrução e vocês saberão o que estou sentindo nesse momento.
Hoje estou muito mais feliz, nossa... que sensação boa olhar no espelho e ver de volta aquilo que a vida me tirou ...

Ouçam só seu coração, entregue todos os passos a Deus e siga em frente, pois é assim que estou fazendo.
Apesar de tudo que passei, todo sofrimento, não tenho um pingo de inveja de quem tem suas duas mamas, porque foi pela perda de uma que me conheci, antes me sentia uma pessoa fraca, medrosa, sem graça, hoje tenho orgulho de ser quem eu sou , uma mulher guerreira, forte, lutadora pelo maior presente que é dado por Deus para nós, o Dom da Vida!
LEMBREM-SE: “LUTAR SEMPRE, DESISTIR JAMAIS!!!”




12 comentários:

  1. Amiga!
    Cada linha é um desabafo e um troféu.
    Ao mesmo tempo que expoê as tua mágoas, ergue o teu troféu.
    Tudo isso é muto difícil, mas ao mesmo tempo, muito enriquecedor.
    Pudera tivessemos aprendido de uma forma, mais branda, tudo o que aprendemos através do câncer, mas se a vida escolheu essa forma de nos ensinar façamos bom uso e sigamos em frente, com a certeza que isso foi apenas um parêntese em nossas vidas e que depois desse parentese nossa vida ficou muito mais colorida.
    Te adoro.
    Entra lá no meu blog:
    http://pensoinsisto.blogspot. com
    bjkas

    ResponderExcluir
  2. Lindo Cris !! lindo !! Vc escreveu com a alma e com a força de uma mulher que não desitiu, que lutou e superou suas adversidades com coragem e fé. Vc é um orgulho e um espelho para todos a sua volta. Admiro muito vc... te Adoro.. Tathi

    ResponderExcluir
  3. Tia Caane, eu tenho mto orgulho de ter a senhora como tia. Saiba q eu te amo muito e achei lindo o q a senhora escreveu. Realmente eh uma lição de vida.

    Xeruuuu =)

    ResponderExcluir
  4. Cris,simplismente sem palavras viu vc me emociona mt como vc disse so quem passou pela quimio,radio cirurgia sabe como é doloroso,mas vencemos mas essa estapa Deus nos deu mais uma chance de vida pra mostra a todos que á esperança mesmo que as vezes pensamos que não vamos consegui.........Mas com Deus sempre alcançamos forças pra continua e ajuda quem ta chegando.............te adolo muito apesar da distância vc foi a primeira amiga virtual que me ajudou mt qdo descobri o Ca continue sendo sempre essa pessoa maravilhosa que Deus te ilumine muito..bjkas!!!!!!!!!!!!!! Cristina sampa

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por compartilhar de sua garra, ao ler o texto passamos a ter outra visão....
    Bjs
    Juci

    ResponderExcluir
  6. FICO FELIS POR VOC E SUA FAMILIA POR PASSAR POR UMA ETAPA TAO DIFICIL .EU JA NAO POSSO DIZER O MESMO PORQ DO QUE TO PASSAND MAS CHEGAREI LA SE DEUS QUIZER .MAS TO MUITO FELIS POR VOC EMBORA NAO CONHEÇA VOC .QUE DEUS A BENÇOE

    ResponderExcluir
  7. Estou passando pelo mesmo processo que você, fiz a mastectomia dia 26 de maio de 2010.
    Mas tenho fé de que Deus está comigo!
    E espero ansiosa o dia que farei a reconstrução da mama.
    Ao ler a sua história me senti renovada.
    Que Deus te abençoe!

    Ariézia

    ResponderExcluir
  8. Que postagem mais linda,

    Este foi o melhor depoimento que já li em todos estes tempos, senti em você uma nova mulher e uma grande vencedora.
    Em março passo pelo cirurgiao plástico novamente. Posso fazer uma pergunta? Foi retirado da barriga para fazer o seio? Você fez a simetria? Tenho tantas duvidas, rsrsrs.
    Se puder me ajudar amiga, ficarei eternamente grata.
    Passa no meu cantinho e deixe a resposta.
    www.superandocancerdemama-virna.blogpot.com, ou envie um email para virnailha@hotmail.com

    Deus abençõe
    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Cristiane,

    Primeiramente, parabéns pela sua história, pela sua luta e pelo seu blog.

    Apesar de este post datar de 2009, espero que esta mensagem chegue até você. Quando optou pela reconstrução, como você se sentia em relação às informações sobre reconstrução da mama? Achava que algum aspecto desse tema dispunha de poucas notícias ou esclarecimentos na internet?

    Pergunto isso, porque estou montando um blog sobre cirurgias da mama e gostaria de saber sobre quais assuntos dentro do tema "reconstrução da mama" as mulheres mais gostariam de ler.

    Mais uma vez, parabéns

    Equipe Projeto Mama

    Reconstrução da Mama - Mamoplastia

    ResponderExcluir
  10. muito lindo o que vc escreveu ,realmente me emocionou ,pois tem sete meses que passei por uma amputaçao dos dois seios ,e te confesso que ainda estou muito sem forças para a reconstruçao ,adio sempre que posso ,ja poderia ter feito essa reconstruçao a mais tempo ,mais me sinto totalmente sem força pra poder fazer ,nao sei porque ,..sera que estou depressiva dimais ? e olha que graças a deus nem tive que passar por tudo que vc passou ,,porque meu caso foi um tumor benigmo graças a deus ..um tumor de 9 cm ,deveria estar muito feliz ,mais talvez seja porque a minha familia tipo irmaos meu ,e atè algumas pessoas que considerava amigos nao derao muita importancia ..mais fico feliz por vc ,,,deus continua te abencoando ,,

    ResponderExcluir
  11. olha se vc quizer entrar no meu face me mande um convite ,vc me acha por ,,Gil schweiz..obrigada,,

    ResponderExcluir